quinta-feira, 8 de julho de 2010

Suporte Windows XP e o seu fim

do Universo Tecnologia

A Microsoft Brasil encerrará o suporte ao Windows XP Service Pack 2 e a todas as versões do Windows 2000 a partir do próximo dia 13. Usuários do Windows XP que instalarem o Service Pack 3 terão o suporte para estas atualizações de segurança garantido até abril de 2014. A atualização é gratuita.

Segundo a empresa, o fim do suporte faz parte da política de ciclo de vida de produtos da Microsoft que oferece, para o Windows, o máximo de 10 anos de suporte sem custos para atualizações de segurança. Mais informações sobre o fim do suporte, além de ajuda para identificar a versão de Windows e saber como instalar o Service Pack 3 do Windows XP podem ser encontradas no site windows.com.br/ciclodevida.

Buraco Negro cria bolha gigante no espaço

do Universo Tecnologia

Em uma galáxia muito distante, um buraco-negro estelar libera jatos tão poderosos que formam uma bolha de gás gigantesca no espaço.



Graças às observações do Very Large Telescope, do ESO (European Sothern Observatory) e do telescópio de Raio-X Chandra, da NASA, astrônomos descobriram o mais poderoso par de jatos já vistos em um corpo celeste como este.

Eles possuem até mil anos luz de comprimento, o que os torna duas vezes maiores e milhares de vezes mais poderososs do que qualquer outro conhecido. Para se ter uma ideia do tamanho, se o buraco negro fosse uma bola de futebol, cada jato seu iria da Terra além da órbita de Plutão.

As análises desse buraco negro estelar, também conhecido como microquasar, foram publicadas na Nature. Elas mostram como os jatos formam uma bolha quente de gás que está inflando a uma velocidade incrível: quase um milhão de quilômetros por hora.

Energia e matéria

Os buracos negros em geral são conhecidos por liberarem enormes quantidades de energia quando engolem a matéria. Acreditava-se que a maior parte da energia saia sob forma de radiação, especialmente raios-X. No entanto, essas novas descobertas mostram que ele libera pelo menos a mesma quantidade de energia, ou talvez mais, na forma de jatos de partículas.

Esses jatos rápidos se chocam ao gás interestelar aquecendo-o e causado sua expansão – o que forma uma bolha. Esta contém uma mistura de gás quente e partículas ultra rápidas a diferentes temperaturas.

O buraco-negro em questão, observado pela NASA e pelo ESO, está localizado a 12 milhões de anos-luz, nos arredores da galáxia NGC 7793 (eso0914b). Pelo tamanho e velocidade de expansão da bolha, os astrônomos descobriram que a atividade de seus jatos vem acontecendo há pelo menos 200 mil anos.

A impressionante taxa de expansão (um milhão de quilômetros por hora) foi calculada pela observação dos pontos nos quais os jatos colidiam com o gás interestelar localizado ao redor do buraco negro.

Mercedes-Benz S400 Hybrid

do Universo Tecnologia

Primando sempre pelo ineditismo e inovação, a Mercedes-Benz mais uma vez sai na frente e é a pioneira ao trazer para o Brasil a tecnologia dos veículos híbridos que, possuem sistemas que geram economia e reduzem as emissões de combustível, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A tecnologia está presente no sedã de luxo M-Benz Classe S 400 Hybrid, que possui um módulo híbrido compacto aliado ao motor V6. Com isso, o veículo consome apenas 7,9 litros de combustível a cada 100 quilômetros, ou 12,66 km por litro, resultando em emissões de CO2 de apenas 190 gramas por quilômetro, uma redução de 21%, recorde mundial neste segmento de veículo.





O melhor é que, aliado à economia e ao respeito ao meio ambiente, está o mesmo o mesmo nível de desempenho encontrado nos demais veículos da marca.

Ele acelera de zero a 100 km/h em 7,2 segundos, atingindo velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. A potência é de 279 cv, com torque inicial de 16,3 kgfm. E o propulsor elétrico possui uma potência de 20 cv, o que resulta em uma potência combinada de 299 cv e um torque máximo de 39,3 kgfm.

O Classe S 400 Hybrid ainda possui um aprimoramento do motor V6 a gasolina de 3,5 litros, motor elétrico adicional, transmissão automática de 7 marchas 7G-TRONIC, especialmente configurada para o módulo híbrido, sistemas operacionais e de comando eletrônicos necessários, além do transformador e de uma bateria de lítio-íon de alta voltagem.

O S400 Hybrid também conta com o sistema "start/stop", que interrompe o funcionamento do motor em velocidades inferiores a 8 km/h e com o freio pressionado.

De acordo com a M-Benz, esses recursos garantem ao luxuoso sedã uma economia de 8% de combustível. Outro ponto elogiável é o sistema de informação do sistema híbrido.

Há uma tela central no painel com uma espécie de raio-x do carro, informando principalmente o fluxo de gasto ou acúmulo de energia do motor elétrico. No momento em que flechas vermelhas saem dele em destino às rodas, é porque a unidade elétrica está gastando energia. Quando elas são verdes, em direção às baterias, significa que naquele momento está ocorrendo uma recarga.

A Mercedes acredita que o sucesso do S400 Hybrid se dará por conta da demanda social que ele provocará. Trata-se do primeiro veículo híbrido vendido oficialmente no Brasil por US$ 253.500, aproximadamente R$ 466 mil. Um carro perfeito para enfrentar o trânsito das grandes cidades e seus intermináveis congestionamentos.

App Store: Ataques são frequentes

do Universo Tecnologia

Após a Apple banir o desenvolvedor Thuat Nguyen do círculo da App Store, que teria realizou a compra fraudulenta de um programa a partir de 400 contas de usuários, o blog Engadget recebeu uma resposta da companhia de Steve Jobs sobre o caso, comunicado que foi depois repassado a outros veículos de comunicação

A resposta da Apple não vai muito além de admitir que a App Store foi invadida. No entanto, o fato de o texto incluir uma advertência sobre roubo de cartão de crédito e uso fraudulento de conta do iTunes deixa claro que o problema é sério. E pelo que pode ser visto em blogs, não é novo.

Segue abaixo a resposta da empresa:

“O desenvolvedor Thuat Nguyen e seus apps foram removidos da App Store por violar o termo de uso do programa de desenvolvedores (Program License Agreement), incluindo padrões de compra fraudulentos.

Os desenvolvedores não recebem qualquer dado confidencial do usuário do iTunes quando um aplicativo é baixado.

Se a senha do seu cartão de crédito ou do iTunes for roubada e utilizada no iTunes, nós recomendamos que você contate o seu banco ou administradora do seu cartão e solicite o cancelamento do mesmo e o reembolso de qualquer transação não-autorizada.

Também recomendamos que altere imediatamente a senha da sua conta no iTunes. Para mais informações sobre os cuidados para a segurança da sua senha, visite http://www.apple.com/br/support/itunes.”

Vale a pena notar que, apesar de contas comprometidas da iTunes Store serem um problema sério, esse não é um fenômeno novo. O site MacRumors afirma que há anos possui um tópico regular sobre contas roubadas, e não é preciso uma grande mexida nas vendas para subir nos rankings da categoria Books da App Store, que registra tráfego relativamente baixo (especialmente com a nova e official iBookstore, da Apple).



Apesar de ser legal ver a Apple reconhecer o problema, ainda não está claro como Nguyen conseguiu brincar com o sistema de tal maneira no último final de semana. Seriam os “padrões de compra fraudulentos” uma maneira caprichosa de dizer que o desenvolvedor hackeou as contas de usuários para aumentar suas próprias vendas, ou ele conseguiu achar um buraco na segurança da App Store e hackear a própria loja virtual?

Enquanto aguardamos mais desenvolvimentos e possíveis respostas para essa história, agora talvez seja um bom momento para checar possíveis cobranças suspeitas na sua conta do iTunes.

iPhone 4 de luxo com cristais

do Universo Tecnologia

Menos de 15 dias após o caótico lançamento, com enormes filas e pré-vendas esgotadas, o iPhone 4 já ganhou uma edição “especial”.



Criado pelo designer britânico Stuart Hughes, famoso por transformar dispositivos eletrônicos em verdadeiras jóias, o iPhone 4 Diamond Edition custa 35,5 mil reais (20 mil dólares) e possui apenas 50 unidades, acompanhadas por um case de couro de avestruz. A informação foi divulgada por blogs como Mashable e Engadget.

Segundo o fabricante de Liverpool, a edição limitada do telefone da Apple possui 32 GB de memória, vem desbloqueada para uso no mundo todo e é coberta por diamantes de 6,5 quilates e cor F (quase incolor), com grau de pureza VVS. A famosa maçã da empresa na parte traseira do aparelho é feita de diamante e platina.

Para quem não se lembra, Hughes já produziu versões parecidas de outros produtos da Apple. Em maio deste ano, ele lançou uma edição limitada a 10 unidades de um iPad coberto com 2.100 gramas de ouro de 22 quilates e 53 diamantes, pela bagatela de 340 mil reais na época (129.995 libras esterlinas).

E em 2009, foi a vez do iPhone 3GS Supreme, uma edição do telefone coberta com muito ouro e diamantes, por míseros 5,5 milhões de reais (3,2 milhões de dólares). O aparelho milionário foi encomendado por um empresário australiano e levou cerca de 10 meses para ser modificado. O iPhone 4 e o iPad ainda não foram lançados oficialmente no Brasil, sendo que o primeiro deve chegar por aqui em setembro e o último não possui previsão de lançamento.

NASA lança game em base lunar

do Universo Tecnologia

A Nasa, agência espacial norte-americana, liberou o acesso à Lua - mas, por enquanto, apenas virtualmente. Conforme já havia anunciado, a instituição lançou ontem o jogo Moonbase Alpha, que permite ao jogador assumir o papel de um astronauta em uma suposta missão ao satélite natural da Terra. O objetivo é consertar e substituir equipamentos para restaurar a produção de oxigênio em uma base lunar, após o impacto de um meteorito.

O Moonbase Alpha pode ser jogado individualmente ou em grupo. O arquivo de instalação está disponível para download no site da Nasa, e o jogo é compatível com o sistema operacional Windows nas versões XP SP3, Vista ou 7. Segundo a agência, o objetivo da iniciativa é despertar a curiosidade pela ciência entre as crianças.

Firefox 4 para download

do Universo Tecnologia

O Firefox 4, beta 1, já pode ser baixado dos servidores da Fundação Mozilla. Os desenvolvedores do navegador, segundo mais utilizado no mundo de acordo com a medição da empresa de análises de mercado NetApplications, querem saber o que os usuários acham do browser após uma degustação inicial.



Mike Beltzner, que fez o anúncio no blog da Mozilla, adiantou que o ritmo de betas será de um a cada duas ou três semanas. Baixar o beta dá ao usuário um lugar na lista de testers do navegador, o que significa receber notificações das novidades apresentadas a cada versão ou alteração no programa.

Algumas das novidades são:

- Novo gerenciador de extensões
- Vídeos em HD dentro da linguagem HTML5
- Melhoras na segurança e na estabilidade do navegador

O Firefox ganhou um aliado de peso quando um dos executivos da IBM anunciou que o browser oppen source será o navegador padrão da empresa.

No gráfico da NetApplications de junho de 2010, o Firefox aparece com 24% de mercado, contra 60% do Internet Explorer (Microsoft).