quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mortal Kombat explode na internet internacional

do Universo Tecnologia

Uma franquia está louca para voltar aos cinemas é “Mortal Kombat”. A popular série de jogos teve dois filmes lançados em 1995 e 1997, respectivamente. Porém, estes filmes nunca tiveram a violência exacerbada que existe nos jogos. Pensando nisso, a Warner produziu um curta-metragem que mostra como seria o possível reboot da franquia nas telonas. Alguns detalhes:

- O curta foi dirigido por Kevin Tancharoen, que fez o remake de “Fama” no ano passado;
- Jacks (Jax) é interpretado por Michael Jai White (o Spawn);
- Sonya Blade é interpretada por Jeri Ryan (de “Star Trek: Voyager”);
- Baraka foi interpretado pelo talentoso dublê e capoerista brasileiro Lateef Crowder;
- Scorpion é interpretado por Ian Anthony Dale (que Kazuya em “Tekken”);
- Johnny Cage foi interpretado pela sensação de artes marciais Matt Mullins;
- O Reptile foi interpretado por um ator desconhecido (até então);
- A coreografia de luta foi feita por Larnell Stovall.

Intel na liderança em inclusão digital das MPEs

do Universo Tecnologia

Segmento cada vez mais atrativo para o mercado em geral, mas ainda pouco explorado por soluções segmentadas e condizentes com suas necessidades e condições de investimento, as Micro e Pequenas Empresas são o foco de uma nova iniciativa que reúne grandes players da indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Liderado pela Intel Brasil, o projeto Kit de Competitividade tem como objetivo facilitar o acesso dessas companhias à capacitação, linhas de financiamento e ofertas especiais para a aquisição de equipamentos, produtos e serviços, de modo que elas possam usufruir dos benefícios inerentes à utilização da TIC nas estratégias de negócios.

“Boa parte dessas empresas não trabalha com uma infraestrutura eficiente, não tem servidores e apesar de possuír computadores, não conta com suporte e segurança adequados”, explica Cássio Tietê, diretor de marketing da Intel Brasil.

Inicialmente, o projeto envolverá a participação da Itautec, Embratel, Itaú e Google, além do apoio do Movimento Brasil Competitivo e da câmara-e.net. Neste primeiro momento, a ação ainda não contempla uma oferta completa, pois não inclui parcerias com fabricantes de software, por exemplo.

Porém, o diretor da Intel destaca que a ideia é que o Kit ganhe corpo com o passar do tempo. “Nosso objetivo é fazer o projeto crescer e evoluir a partir desse primeiro momento. Com a mobilização de entidades não governamentais e a adesão de outros players, poderemos dar passos muito maiores”.

Números e desafios

Um estudo recente realizado pela Intel dá a medida do cenário da aplicação dos recursos de TIC no universo de MPEs. A pesquisa mostrou que aproximadamente 96% dessas empresas possuem computador, mas que apenas 38% delas têm pessoal dedicado a cuidar dessa infraestrutura tecnológica.

Outros dados relevantes para compor esse panorama são o fato de que cerca de 40% das MPEs usam um desktop como servidor e que quase 65% das compras e investimentos são feitas no varejo, sem auxílio técnico.

Uma série de elementos pode ainda ser adicionada a esses gargalos, como o conhecimento limitado de tecnologia e a questão desse mercado ser muito fragmentado e extremamente difícil de se trabalhar em escala.

Diante desse contexto, um dos grandes desafios será trabalhar a oferta junto a um público que não é especializado no tema e que muitas vezes não percebe de forma clara o valor e os benefícios da TIC.

“Além desses fatores, a administração é ineficiente. As empresas demoram para engrenar esses recursos em um ambiente com alto grau de informalidade, baixo nível de operação e débil apoio institucional”, opina Fabio Tagnin, diretor do programa World Ahead, da Intel.

O papel dos players

Dentro da iniciativa, cada parceiro trará sua expertise para o mercado das PMEs, ao ofertar soluções e ferramentas por preços abaixo do que é comumente praticado no mercado.

Através do www.nextgenerationcenter.com, a Intel fornecerá capacitação e treinamento para que os empresários possam entender e utilizar o ambiente digital a seu favor. Os cursos trarão informações de forma simplificada, para que eles possam se familiarizar com os diversos usos de computadores e da Internet dentro de suas companhias.

As empresas que aderirem ao kit também contarão com todos os equipamentos (desktops, notebooks e servidores de entrada) disponibilizados pela Itautec a preços e condições mais acessíveis.

Já a Embratel trabalhará com planos especiais de telefonia e Internet com instalação gratuita e pacotes específicos, que incluem quatro linhas de telefonia e Banda Larga de 3, 6 ou 12 Mbps, de acordo com a necessidade do cliente.

Por sua vez, o Banco Itaú fornecerá linhas de financiamento com condições de acesso ao crédito para a compra de equipamentos e serviços, além de uma consultoria sobre as melhores práticas de gestão financeira, que pretende otimizar a gestão das MPEs, contribuindo para a revisão e melhoria de seus processos.

O projeto contempla ainda as empresas que quiserem divulgar seus negócios na Internet através dos recursos do Google AdWords. Todas as companhias que se cadastrarem no site oficial do kit e ainda não forem usuárias da plataforma de publicidade online do Google, receberão um voucher de R$ 150 para testar a soluções e divulgar seus websites.

Disponível a partir do próximo dia 21 de junho através de cinco modelos de pacotes, a oferta também permitirá que as empresas personalizem seus kits. Para isso, basta que elas acessem o www.kitcompetitividade.com.br e preencham um questionário.

De acordo com o perfil traçado a partir dessas informações fornecidas, essas empresas poderão optar entre um formato já disponível e a montagem de um kit próprio que atendam suas necessidades.

Segundo NASA, lua de saturno poderia ter Vida

do Universo Tecnologia

Em um desdobramento da missão Cassini, a agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou ontem a descoberta de indícios de vida em Titã, a maior das luas de Saturno. A superfície de Titã é fria demais para ter água em sua forma líquida – mas os cientistas sugerem que formas exóticas de vida poderiam existir em seus lagos de metano ou etano líquidos.


Conclusão partiu após análise de uma das luas de Saturno


Em 2005, o pesquisador Chris McKay afirmou que alguns microorganismos poderiam viver respirando hidrogênio e se alimentando da molécula orgânica acetileno – criando metano no processo. Isso explicaria a falta de acetileno em Titã e de hidrogênio na superfície do satélite natural em que esses espécimes estariam vivendo, dizem os cientistas da Nasa.

''Nós sugerimos o consumo de hidrogênio porque é o gás óbvio para a vida em Titã, semelhante ao nosso consumo de oxigênio na Terra'', disse McKay.

E complementou:

''Se esses sinais forem mesmo de vida, seria excitante, sem dúvida, porque representaria uma segunda forma de vida independente daquela que é vista na Terra, baseada na água.'', afirma.

Os cientistas afirmam, porém, que formas de vida baseadas no metano ainda são apenas possibilidades hipotéticas. De acordo com comunicado da Nasa, os pesquisadores ainda não detectaram essa forma de vida em lugar algum, apesar de haver micróbios que vivem na água na Terra que conseguem sobreviver no metano ou que o produzem como resíduo.

União: Usuários de Yahoo e Facebook podem unir contas

do Universo Tecnologia

O portal Yahoo! anunciou que seus usuários poderão vincular suas contas ao Facebook para ver e compartilhar atualizações. A novidade vale para todos os usuários do mundo.

Com o acordo entre as duas empresas, os usuários poderão ver as novidades da rede social pela própria página inicial do Yahoo!, pelo e-mail e outras páginas do site.

Além disso, conteúdos do Yahoo! Notícias, Esportes, Cinema e do Flickr poderão ser compartilhados com todos os amigos no Facebook.

Com o compartilhamento de conteúdos, a nova página perfil do Yahoo! - lançada em outubro de 2008 - agora vai se chamar Yahoo! Pulse e ficará bastante parecida com a página inicial do Facebook. O novo serviço poderá ser acessado no endereço www. pulse.yahoo.com.

Segundo o Yahoo!, o acordo pretende "dar às pessoas um lugar simples para se conectar e compartilhar informações". Para o diário americano The Wall Street Journal, a iniciativa da empresa é uma forma de impedir que seus usuários a abandonem e passem para o Facebook.

Teste para pacote de correções começa em Julho, do Windows 7

do Universo Tecnologia

A Microsoft vai começar a fazer testes do primeiro pacote de serviços (SP1) para o Windows 7 em julho. A informação foi dada por Bob Muglia, presidente da divisão de ferramentas e servidores da Microsoft, durante o TechEd 2010, evento que ocorre em Nova Orleans esta semana.



Segundo a Microsoft, versões de testes públicas do SP1 para o Windows 7 e do Windows Server 2008 R2 começarão a ser oferecidas no final de julho. A companhia diz que o pacote de correções vai trazer diversas atualizações incrementais já oferecidas via Windows Update para os dois sistemas operacionais, além de novos recursos para uso de computação em nuvem no Windows Server.

O Windows 7 foi lançado oficialmente em outubro de 2009 para o consumidor final. Mais de 1 bilhão de PCs usam o sistema operacional da Microsoft em todo o mundo, e os testes prévios do Windows 7 foram feitos com mais de 8 milhões de usuários. A Microsoft insiste no fato de que ouviu o usuário (doméstico e corporativo) para tornar o Windows mais fácil e intuitivo.

Novo telescópio no Chile buscará cometas e planetas fora do Sistema Solar

EFE

Um novo telescópio robótico buscará e estudará, a partir do observatório La Silla, no norte do Chile, planetas localizados fora do Sistema Solar (exoplanetas) e cometas que orbitam ao redor do Sol, informou o Observatório Europeu Austral (ESO, na sigla em inglês).

O telescópio Trappist (Transiting Planets and Planetesimals Small Telescope) detectará e caracterizará exoplanetas realizando medições de alta precisão das reduções de luminosidade que podem ser causadas por exoplanetas que cruzam a linha de visão entre a Terra e a estrela que orbitam.


A nebulosa de Tarântula, primeira imagem feita pelo Trappist.


Durante essas passagens, chamadas trânsitos, o brilho observado da estrela diminui levemente porque o planeta bloqueia parte da luz.

Quanto maior o planeta, mais luz bloqueia e mais diminui a luminosidade, explicou a agência científica, em comunicado.

Além disso, o telescópio de quase 60 centímetros de diâmetro, que é operado desde uma sala de controle a 12 mil quilômetros de distância, em Liège, Bélgica, será usado para o estudo dos cometas austrais, que aparecem no céu do hemisfério sul.

Para isso, o telescópio conta com filtros especiais de alta qualidade que permitem aos astrônomos estudar regularmente, e em detalhe, a ejeção de diversos tipos de moléculas desde os cometas durante sua viagem ao redor do Sol.

"Observando dúzias de cometas a cada ano, obteremos um conjunto único de dados e teremos importantes informações sobre sua natureza", diz no comunicado o diretor da área de cometas do projeto, Emmanuël Jehin.

Michaël Gillon, que está a cargo do estudo de exoplanetas, explicou que o projeto Trappist é parte importante de um campo de investigação emergente, a astrobiologia, que estuda a origem e a distribuição da vida no Universo.

"Os planetas terrestres similares à Terra são alvos óbvios na busca de vida fora do Sistema Solar, enquanto se suspeita que os cometas desempenharam um papel importante na aparição e desenvolvimento da vida em nosso planeta", acrescentou Jehin.

Hacker é preso em São Paulo

do Universo Tecnologia



João Sperandio Neto, 24 anos, foi preso em ação da Polícia Civil de São Paulo por extorsão. Considerado um dos principais invasores de redes de dados do Brasil, o jovem exigia US$ 500 mil dólares para não desviar US$ 2 milhões de um banco. João admitiu que invadiu a rede, mas alegou que realizou para mostrar a deficiência e para tentar um emprego na instituição.

A polícia monitorava o hacker desde o dia 1º de junho, quando integrantes do setor de segurança do banco revelaram a ação. Os funcionários disseram que a instituição passou a receber e-mails com senhas de diretores e extratos das movimentações de correntistas. A proposta do preso era vender um projeto de segurança. O texto era assinado por John. Para tornar ainda mais intrigante a situação, o telefone celular fornecido para contato foi comprado utilizando informações pessoais de um dos diretores do banco.

O delegado conta que Sperandio Neto já tinha antecedentes criminais. Em 2008, ele havia sido indiciado por furto qualificado e formação de quadrilha, justamente por desviar dinheiro de contas bancárias, mas respondeu ao processo em liberdade. "Apesar de haver um processo em andamento, ele fez um acordo com o banco", disse Bernardes.

A polícia não revelou o nome do banco. Neto já havia sido indiciado por furto no Rio Grande do Sul. Ele chegou a transferir o dinheiro de outras contas para a própria. A pena por extorsão é de 4 a 10 anos de reclusão.

Lady Gaga chama atenção pela Internet

WAGNER CAMPOS
Repórter tecnológico do Universo Tecnologia

Lady Gaga aproveitou o sucesso da internet para polêmizar um pouquinho, Em Alejandro, clipe que está bombando nesta terça nas redes sociais, a cantora Lady Gaga parece ter feito um mix delas. Militarismo, sexo e religião se misturam em um clipe com elementos gays e um nome - Alejandro - que gruda na cabeça, de tão repetido nos quase 9 minutos de duração do vídeo. O personagem que dá título ao filme, aliás, é vivido pelo modelo Evandro Soldati.

De acordo com o Blablabra, site que monitora o conteúdo postado no Twitter pelos brasileiros, Lady Gaga teve uma explosão de citações no início da tarde desta terça-feira. As reações nacionais são variadas: vão da crítica pesada a elogios como "divino". Na rede de compartilhamento de vídeos Youtube, cópias de Alejandro e de seu teaser (filme de divulgação do clipe oficial, postado há menos de uma semana) já somam mais de 5 milhões de visualizações.

Vale lembrar que a receita de misturar religião e sexo não é nova. Foi usada por Madonna no vídeoclipe da música Like a Prayer - que também possui um elemento racista (confira abaixo do clipe de Alejandro) - e repisado recentemente por Christina Aguilera. Ao lado de Gaga e outras, Aguilera pode ser considerada uma das discípulas da namorada de Jesus Luz.

China quer um controle mais rigido da Web

do Universo Tecnologia

Foi divulgado um documento do governo da China, informando que vai manter um controle mais rígido sobre a internet e vai continuar bloqueando qualquer conteúdo considerado ameaça “unidade nacional”.

A briga entre o governo chinês e o Google, acarretou a divulgação do documento após de três meses do ocorrido, que fez a empresa a desviar sua ferramenta de busca para Hong Kong.



No relatório do governo, aponta 384 milhões de internautas no país equivalente a 29% da população chinesa, a meta é elevar a participação de internautas para 45% da população incluindo principalmente as áreas rurais.

Frequentemente os serviços como Facebook, YouTube e Twitter, são bloqueados, e não mostra sinais de que pode contornar o “Grande Firewall”, apelido de sua rede de que filtra conteúdos considerados impróprios e impede seu acesso pelos internautas locais.

Com 31 páginas o documento não detalha os conteúdos que serão banido, mas a lei chinesa proíbe a disseminação de ”conteúdos que subvertam o poder do Estado, comprometendo a unidade nacional, infringindo a honra e os interesses nacionais, incitando o ódio étnico”, bem como temas ligados a “pornografia e terror”.

Brasil será sede de laboratório de pesquisas, IBM

do Universo Tecnologia

A IBM e o Governo Federal anunciam a abertura no Brasil de um novo laboratório de pesquisas: o “IBM Research – Brasil”, um centro dedicado a pesquisas que visam desenvolver tecnologias para um planeta mais inteligente.

A equipe do novo laboratório iniciará suas operações imediatamente nos prédios da IBM em São Paulo e no Rio de Janeiro. A empresa trabalhará com os governos locais para determinar onde serão as futuras instalações do laboratório de pesquisas da IBM no Brasil.

O “IBM Research – Brasil” é o nono laboratório de pesquisas da IBM no mundo. É também o primeiro da América do Sul e o primeiro que a IBM abre em 12 anos.

A empresa planeja que esse laboratório tenha mais de 100 pesquisadores nos próximos cinco anos. Os especialistas serão adicionais à equipe de cerca de 3.000 pesquisadores que a IBM tem hoje em oito laboratórios espalhados em cinco países. O novo laboratório irá se integrar à experiência e ao capital intelectual já existentes nas organizações globais de pesquisa e desenvolvimento da IBM para buscar descobertas científicas que serão aplicadas aos maiores desafios do planeta.

A pesquisa a ser conduzida no Brasil irá focar em três pilares. O primeiro deles será baseado em descoberta, exploração e logística ligada a recursos naturais, inicialmente nas áreas de petróleo e gás e endereçando aspectos de sustentabilidade e segurança para as indústrias co-relacionadas.

Outra linha de pesquisa serão os dispositivos inteligentes que podem ser criados utilizando avanços na área de semicondutores visando os desafios para construir um planeta mais inteligente. O laboratório será um centro de colaboração e inovação para empresas brasileiras e globais nas áreas de desenvolvimento e uso destes avanços.

O centro também explorará os sistemas humanos inteligentes, com ênfase em eventos de larga escala. O objetivo inicial é desenvolver inovações que serão usadas nos grandes eventos desportivos que serão realizados no Brasil, incluindo a copa do mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Em um segundo momento, outras áreas de possíveis pesquisas nesse laboratório poderão incluir: transporte inteligente, sistema de saúde inteligente, agricultura inteligente, assim como as tecnologias de informação necessárias para dar suporte a estas indústrias (incluindo supercomputação).