quinta-feira, 10 de junho de 2010

Orkut da mais privacidade com Scrap Privado

do Universo Tecnologia

Scraps privados. Esta é a principal mudança anunciada hoje pelo Google para as novas ferramentas da rede social Orkut. As alterações entram no ar a partir desta quinta-feira, dia 10.

Com a modificação, as mensagens trocadas por usuários via scrapbook, que até então eram públicas, serão reservadas. De acordo com Vitor Ribeiro, diretor de produtos do Orkut para a América Latina, “scrap é comum no linguajar do brasileir hoje, mas não é uma forma de comunicação direta”. O executivo lembra que as novas mudanças foram anunciadas em outubro do ano passado, quando a empresa apresentou o novo Orkut.

De acordo com Ribeiro, ainda existe a possibilidade de enviar scraps para amigos de maneira aberta. Mas a partir de agora há a opção de encaminhar uma mensagem no livro de assinaturas de modo individual, escolhendo as pessoas que podem ter acesso à informação.

Outra mudança é o modo de visualização desse recurso, que agora aparece como uma conversa, assim como já acontece no Facebook. O executivo nega que as alterações tenham sido inspiradas na rede social rival, a maior do mundo atualmente. As decisões teriam sido tomadas no ano passado.

Twitter pode ter encurtador de links próprio

do Universo Tecnologia

O Twitter anunciou que está em vias de lançar o seu próprio encurtador de links. Isso permitirá que as URLs longas enviadas nos tuítes comecem com o nome do serviço, o "t.co", e fiquem com cerca de vinte caracteres. A novidade será implementada até o final de agosto.

Encurtadores de links são um recurso útil para os microblogs, que permitem o envio de mensagens de até 140 caracteres. De acordo com o blog oficial do Twitter, um link como "http://www.amazon.com/Delivering-Happiness-Profits-Passion-
Purpose/dp/0446563048" (que leva a uma página da Amazon) poderia ser reduzido para http://t.co/DRo0trj.

Entre os sistemas mais populares estão o TinyURL.com, o Bit.ly e o brasileiro Migre.me. Alguns aplicativos e serviços integrados ao Twitter já possuem encurtadores próprios, como o Hootsuite.com, que gera links iniciados por "ow.ly" nos tuítes enviados.

O Twitter já possui, desde meados de março, um encurtador para os links enviados por mensagens diretas. As URLs enviadas apareciam iniciadas por "twt.tl" nas notificações por e-mail, inclusive quando outro encurtador tinha sido empregado. Na página do Twitter, o link aparecia completo.

Depois dessa mudança, o Twitter passou a ser capaz de detectar e interceptar links maliciosos que continham vírus ou que tentavam acessar os dados da conta dos usuários.

Atualmente, as notificações por e-mail de mensagens diretas já converte os links para uma URLs que iniciada por "t.co".