quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pesquisa: 25% dos iPhones quebram em até 2 anos

do Universo Tecnologia



Se entre seus planos de consumo está um iPhone, preste atenção: o seu smartphone com logotipo da maçã pode ser um dos 25,6% que apresenta falhas nos primeiros dois anos de uso, de acordo com um estudo da empresa SquareTrade, que fornece garantia dos aparelhos nos Estados Unidos.

A pesquisa coletou dados de 25 mil modelos comercializados no país (2G, 3G e 3GS) e concluiu que a maior causa das panes se deve a acidentes, como a queda do aparelho e imersão em água. Segundo os estudiosos, 18,1% dos iPhones são comprometidos por causa de algum tipo de desastre.

Já as falhas de hardware representam um índice pouco menor, sendo encontradas em 7,5% dos smartphones coletados. Dentre as queixas, a maior parte vem das fracas respostas da tela sensível ao toque e da bateria.

Por mais que os números pareçam altos, os analistas afirmam que as panes estão abaixo da média do mercado e que os modelos de iPhone vêm evoluindo quanto à eficiência. Uma prova disso, dizem, é que na última pesquisa, em 2008, um terço dos smartphones (33%) da Apple possuía algum tipo de problema nos dois primeiros anos.

Segundo a pesquisa, uma das principais melhorias ocorreu na tela do 3GS, visto que esta teve uma redução de 50% de problemas no primeiro ano de uso. As panes com software também foram menos frequentes no modelo mais atual, conforme consta no documento online.

Por outro lado, a bateria continua sendo uma grande pedra no caminho do iPhone. Com a chegada de novos recursos, o 3GS apresentou muito mais chance de possuir falhas na bateria e teve, na pesquisa, 50% mais problemas na alimentação de energia.

Será que tudo melhorará com o iPhone 4?

Hoje, o novo iPhone 4 começa a ser vendido em lojas dos Estados Unidos, Reino Unido e França. As entregas para quem fez a encomenda do smartphone foram iniciadas ontem.

Para os americanos, os preços começam em 199 dólares pela versão de 16 GB e com um contrato de dois anos com a AT&T; o modelo de 32 GB, com mesma duração contratual, custa 299 dólares. Já no Reino Unido e na França, os consumidores podem comprar o aparelho desbloqueado por preços que começam em 499 libras e 629 euros, respectivamente.

Google quer lançar serviços para venda de músicas

do Universo Tecnologia

O Google planeja entrar no mercado de venda de músicas on-line, atrelando o serviço à sua ferramenta de buscas. A empresa já estaria negociando com pessoas ligadas à indústria musical, mas ainda não teria fechado com nenhuma gravadora.

Segundo o Wall Street Journal, o novo serviço de download de músicas seria disponibilizado para celulares que utilizam o sistema operacional Android, como o Nexus One. O Google pretende lançar a sua loja virtual em breve.

Dessa forma, o Google, mais uma vez, rivalizaria diretamente com a Apple, que possui uma loja virtual para dowlnload de músicas - o iTunes. Atualmente, as duas companhias são concorrentes no mercado de smartphones, com a criação do iPhone pela empresa de Steve Jobs, e do Nexus One pelo Google.

Verizon e Motorola anunciam DroidX

do Universo Tecnologia

A Motorola e operadora norte-americana Verizon anunciaram em conjunto o smartphone DroidX, que deve chegar aos EUA em meados de julhos. A expectativa das empresas é de que o aparelho, que custará US$ 200, assuma o posto de melhor smartphone com Android.

O DroidX terá uma tela de 4,3 polegadas, memória de 8 GB e uma câmera de 8 megapixels que poderá captar vídeos em alta definição. Abaixo, o vídeo de apresentação do DroidX.

Dúvidas sobre iOS

do Universo Tecnologia



Os meus apps existentes vão funcionar no iOS 4?

A maioria dos aplicativos deveria rodar como acontecia no sistema antigo, sem necessidade de atualizações de seus desenvolvedores. Mas os apps não conseguirão aproveitar especificamente os novos recursos multitarefa do iPhone 3GS ou 4 sem que seus criadores trabalhem um pouco e lancem novas versões.

Dito isso, um pequeno punhado de apps parece ter problemas em rodar no iOS 4, mas estão chovendo atualizações na App Store - por isso é provável que seu app rode numa boa da forma que é ou ganhe uma atualização em pouco tempo.

Como atualizo meu iPhone ou iPod Touch para o iOS 4?

Como nos principais lançamentos anteriores do sistema, a Apple tornou o processo de upgrade bastante simples. Apenas conecte seu aparelho no iTunes, e então o sincronize para criar um backup atualizado.

O iTunes deve te notificar de que uma nova versão de sistema operacional está disponível. Se isso não acontecer, clique no botão Check for Updates na página Info do seu aparelho. Uma caixa de diálogo vai te dizer sobre a nova versão, e após clicar em OK, o iTunes vai baixar e instalar o iOS 4 automaticamente.

Então atualizar é algo simples?

Bem, não vamos tão longe assim. Uma vez que o download for completado, o iTunes vai começar imediatamente o upgrade do firmware do seu iPhone. Assim que esse processo terminar – o que não deve levar mais de 10 minutos – seu telefone irá reiniciar (reboot).

Quando o iPhone iniciar novamente, o iTunes pode escolher realizar imediatamente o backup do aparelho. Quando isso acabar, o telefone vai reiniciar (reboot) uma segunda vez, após a qual o iTunes vai rapidamente tentar “verificar” o upgrade do seu aparelho.

Depois de tudo isso, a espera finalmente termina: você pode destravar seu iPhone e começar a mexer no iOS 4. Não se assuste se as coisas ficarem um pouco diferentes, uma vez que o sistema, por padrão, vai usar seu papel de parede da tela de bloqueio como fundo da sua tela Home – isso se você possuir um aparelho que suporte esse novo recurso. Alguns usuários têm enfrentado muita lentidão e até bugs com o iOS 4.

Eu tenho um iPod Touch. Quanto vai custar para realizar o upgrade?

Nem um centavo. É verdade que no passado os donos de iPod Touch tinham de pagar uma taxa para isso. A razão para a cobrança envolvia regras de contabilidade: a Apple reconhecia a renda do iPhone em uma base de assinaturas, contando o dinheiro que aparelho rendeu em um período de dois anos.

Os detalhes só devem interessar a contadores de plantão (e olhe lá), mas o resultado final era que os usuários do iPhone podiam baixar gratuitamente os principais upgrades do sistema, mas os donos de iPod Touch tinham de pagar por isso. No entanto, o órgão norte-americano Financial Accounting Standards Board (algo como Comissão de Padrões de Contabilidade) concordou com novas regras para as companhias informarem as receitas de aparelhos baseados em assinaturas.

A Apple rapidamente (e felizmente) adotou esses novos regulamentos para o seu ano fiscal de 2010. Por isso, dessa vez os donos de iPod Touch não precisam mexer na carteira para uma atualização do sistema operacional.

Eu tenho um iPhone 3G. Devo realizar o upgrade?

Você poderia, mas precisa administrar suas expectativas. O iPhone 3G vai rodar o iOS 4, mas alguns recursos principais não vão funcionar, pois o aparelho simplesmente não consegue suportá-los. Já vimos algumas informações dando conta de que a atualização 4.0 tornou seus telefones mais lentos. Talvez você não queira realizar o upgrade até ter uma necessidade realmente grande.

O iOS 4 vai rodar no meu iPhone ou iPod Touch original?

Infelizmente, os modelos originais do iPhone e iPod Touch não conseguem rodar o iOS 4. No passado, a Apple tornava os seus upgrades de sistemas disponíveis para todos os seus aparelhos, mas a companhia considerou que o novo sistema exige muito para os modelos originais dos aparelhos rodarem.

É um pouco parecido com a experiência de quando a Apple atualiza o Mac OS X – mais cedo ou mais tarde, um computador mais antigo simplesmente não consegue rodar uma das principais melhorias do sistema pois o software exige mais memória ou capacidade de processamento ou introduz novas tecnologias que o equipamento não suporta.