quarta-feira, 26 de maio de 2010

Intel da ampliação na familia de processador Core para notebooks ultrafinos

do Universo Tecnologia

Foram lançados os novos processadores Intel Core, ampliando a disponibilidade da sua premiada família de processadores Intel Core para notebooks ultrafinos - com menos de uma polegada de espessura. A ideia é oferecer desempenho, duração de bateria e conectividade melhores.

Baseados na tecnologia de manufatura de 32 nanômetros (nm) da Intel, os processadores são mais do que 32% menores, oferecem um desempenho mais do que 32% melhor e reduzem o consumo de energia em mais de 15%.


Intel


Segundo a Intel, os processadores aceleram automaticamente o desempenho, ajustando-se a carga de trabalho para dar aos usuários uma melhoria imediata do desempenho quando necessário.

Além disso, o recém anunciado Chipset Móvel Intel 5 Series, projetado para uso com os notebooks baseados na ULV (voltagem ultrabaixa), amplia o suporte para múltiplas opções de vídeo e áudio e oferece melhor proteção de dados e do PC com a Tecnologia Anti-Furto da Intel, bem como uma robusta proteção para os bens digitais do usuário.

Mais de 40 designs são esperados dos maiores fabricantes de PC, como Acer, Asus, Lenovo e MSI, sendo oferecidos em diversas faixas de preço a partir de junho.

Seis razões que deixam Android 2.2 melhor que iPhone

do Universo Tecnologia

O recém-anunciado Android 2.2 (Froyo) parece ser um vencedor, com uma série de recursos que vão muito além do iPhone OS. Aqui estão seis razões que tornam a nova versão do sistema da Google superior à do iPhone.

Thetering
Quer utilizar seu celular como um modem de banda larga para seu computador, livre de bloqueios? Com o Android 2.2, você pode fazer isso. No iPhone, ainda há restrições, principalmente nos Estados Unidos (no Brasil isso já é possível).

Transforme seu celular em um ponto de acesso sem fio
Com o Android 2.2, é possível compartilhar internet via Wi-Fi, sem necessidade de cabos. No iPhone, isso não é permitido pela Apple. Na apresentação do sistema, a Google mostrou o Android oferecendo acesso Wi-Fi para um iPad.

Flash
O novo sistema terá suporte ao Flash. Você já deve ter ouvido centenas de vezes, o iPhone não rodará Flash, e Steve Jobs já provou que isso é para sempre. Isso significa que o Android oferece acesso a muito mais conteúdo do que o iPhone.

Aplicativos abertos
Quer baixar um aplicativo? No iPhone, você só pode baixar o que Apple quer que você baixe (a não ser que você faça jailbreak), e ela ainda censura uma série de aplicativos. No Android, você pode baixar o que quiser, seja por meio do Android Market ou pela web.

Multitarefa
Quer executar vários aplicativos ao mesmo tempo em um celular com Android? Claro. Vá em frente. No iPhone? Não, ainda não. Mas isso deve melhorar com o iPhone 4.0.

Mais opções de operadoras
Quem vive no Brasil não tem esse problemas. Mas os norte-americanos têm que conviver com a AT&T, que tem exclusividade de oferta do iPhone nos EUA. Liberdade de escolha é importante.


Tradução: Amy Traduções

Veja abaixo um vídeo com alguns dos recursos do Froyo.

Tocantins: Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

do Universo Tecnologia

A secretária de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Márcia Barbosa, participa de 26 a 28 de maio em Brasília-DF da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo a secretária é importante a participação do Estado no maior evento de debate de políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. “O Tocantins precisa estar inserido neste debate, é preciso avançar muito nesta área, pois entendemos ser de fundamental importância para alavancarmos o desenvolvimento do Tocantins e de toda a região Norte”, destaca Márcia Barbosa.

Acompanham a secretária na Conferência, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alan Rickson, a coordenadora de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento, Elisângela Pinheiro de Azevedo, e a coordenadora de Inovação e Inclusão Social, Ana Lídia Freitas Rezende.

O grupo tocantinense vai defender as propostas resultantes das discussões da 2ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em Belém-PA no mês de março.

Propostas da Região Norte

1) Elaboração e execução, por agências públicas, de programas específicos de promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação na região Norte, observando: as particularidades e heterogeneidade do sistema na região; metas progressivas de elevação da participação da região no quadro de doutores do país e no orçamento de ciência e tecnologia; a participação dos pesquisadores, instituições e populações locais no processo de discussão; e a articulação com os sistemas locais de fomento à pesquisa.

2) Descentralização das agências de fomento, com a criação de escritórios regionais da CAPES, CNPq e FINEP, para interação direta com pesquisadores, instituições e Fundações regionais, de modo a acelerar a construção e execução de programas de indução à Ciência, Tecnologia e Inovação na região.

3) Descentralização de institutos federais de pesquisa (Centro Brasileiro de Pesquisa Física – CBPF, Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, Centro de Tecnologia Mineral – CETEM), a exemplo do que realizou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, com a abertura de unidades na região Norte, associadas aos grupos de pesquisa instalados na região.

4) Criação de uma contrapartida financeira adicional àqueles das carreiras acadêmicas e de pesquisa vigentes nas instituições de outras regiões para o trabalho em Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia, como parte de uma política para a atração, a fixação e a retenção de pesquisadores produtivos nas instituições acadêmicas e de pesquisa na região, favorecendo, desse modo, a mobilidade dos pesquisadores e a interação permanente com outros centros de pesquisa.

5) Expansão das oportunidades de formação de recursos humanos para a pesquisa na região, pelo incremento substancial do sistema local de formação (por exemplo, com a execução do Programa de Apoio à Pós-Graduação – PAPG/IFES), por associação das competências regionais em redes de pesquisa (a exemplo da BIONORTE) e em Programas de Pós-Graduação em Associação e por meio da formação de quadros locais por Programas de Pós-Graduação consolidados de outras regiões (MINTERs e DINTERs).

6) Expansão das oportunidades de formação de recursos humanos em geral na região, por meio da criação de novas instituições acadêmicas e de pesquisa, sobretudo universidades federais. O número de IFES na região deve basear-se não na população residente, mas na dimensão no patrimônio natural e cultural a ser estudado e nos objetivos estratégicos de ocupação da região com estruturas de produção de conhecimento.

7) Integração das populações locais ao universo da ciência e da tecnologia, articulada ao objetivo de promoção da inclusão social, com programas de qualificação do ensino em todos os níveis, programas de desenvolvimento e transferência de tecnologias sociais, universalização do acesso à internet e programas de promoção da cultura científica para crianças, jovens e adultos fora da escola.

8) Fortalecimento das relações entre o processo de produção de conhecimento e os processos produtivos, com foco na sustentabilidade, por meio do fortalecimento de iniciativas como incubadoras de empresas e parques tecnológicos.

9) Criação de uma Rede Pública Amazônica de Comunicação de Dados, interligando digitalmente todas as sub-regiões, estendendo a experiência do Programa Navega Pará.

10) Definição de um política para a promoção da agricultura sustentável na região Amazônica em áreas antropizadas, contemplando o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, a verticalização da cadeia produtiva e a conservação de áreas de floresta nativa e de terras indígenas.

11) Expansão substancial da formação graduada e pós-graduada em engenharias nas instituições da região Norte, de modo a formar localmente os recursos humanos necessários aos projetos de desenvolvimento, especialmente aqueles baseados na exploração de riquezas minerais e de recursos hídricos.

12) Criação de programas específicos de indução do desenvolvimento científico e tecnológico em áreas estratégicas de exploração de riquezas minerais (incluindo o petróleo na costa paraense), biodiversidade, biotecnologia, agricultura, nanotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energias renováveis, mudanças climáticas, recursos hídricos e ecossistemas costeiros.

Google termina mapeamento 360° em São Paulo

do Universo Tecnologia

O Google finalizou o mapeamento do estado de São Paulo para o Google Street View – programa que tem o objetivo de retratar imagens reais das ruas de diferentes lugares do mapa. As imagens captadas serão usadas em uma das ferramentas mais polêmicas da empresa - que mostra localidades em 360º.

Segundo Felix Ximenes, diretor de Comunicação do Google, a ferramenta veio para facilitar a vida das pessoas. "Elas podem olhar um local antes de alugar um imóvel, ver se a localização de um hotel é boa ou ruim e até fazer um tour virtual pelos pontos turísticos de uma cidade sem ter de sair de casa."

Apesar disso, ainda não que o Street View seja disponibilizado. Para a produção das fotografias, trinta carros percorreram cerca de 17 mil km pela cidade. Os veículos foram equipados com nove câmeras, que captaram imagens das ruas e avenidas em 90º e 360º. Para associar essas imagens aos locais, a empresa usou um sistema de GPS – aparelho responsável por fazer a conexão.

Próxima fase do processo

As imagens captadas passarão por um novo processo agora. O Google está tratando as imagens e retirando a identificação de pessoas que tenham sido fotografadas. Depois dessa etapa, o serviço será finalmente disponibilizado aos paulistanos - que poderão ver a cidade em três dimensões.

Agora, a empresa promete alcançar outras localidades com o recurso, assim como em outros países. Nos Estados Unidos, país sede do Google, o Street View tem imagens de quase todas as cidades. A Europa também tem quase todo seu território coberto pela empresa.

É... O Pac-Man esta fazendo sucesso no Google

WAGNER CAMPOS
Repórter tecnológico do Universo Tecnologia

Parece que os internautas gostou do Pac-Man no Google, Cerca de 4,8 milhões de horas foram consumidas durante o período em que o logotipo do Google foi substituído por um simulador de Pac-Man, na última sexta-feira, na home do buscador. O cálculo foi feito pela empresa RescueTime - que mede como as pessoas gastam seu tempo na rede.

A companhia observou uma amostra de aproximadamente 11.000 pessoas e constatou que elas passaram, em média, 36 segundos a mais do que o usual no site do Google na última sexta-feira, quando o gigante de buscas trocou seu logo pelo game. Levando em conta dados do site Wolfram Alpha, que indicam que a página do Google recebeu 504.703.000 visitantes únicos na ocasião, o simulador consumiu 4,8 milhões de horas a mais do que as pessoas costumam passar no ambiente de buscas.

O Google alterou o seu logo em homenagem ao 30º aniversário do game. Devido à comemoração, muitos dos tópicos mais comentados do Twitter faziam referência aos internautas jogando Pac-Man. O sucesso da "campanha" fez com que a empresa criasse uma página fixa para o simulador. O tempo em que o jogo permanecerá no ar ainda é indefinido.

E Como eu disse, Universo Tecnologia também é cultura e arte, e por isso jogue a baixo avontade o Pac-Man.... tchau! Bom jogo.

Dell lançará em junho na Grã-Bretanha o tablet Streak

da AFP

A fabricante americana de computadores Dell anunciou o lançamento em junho do tablet batizado de Streak, na Grã-Bretanha. A prancheta terá conexão wifi e 3G, e funcionará com o sistema Android, desenvolvido pela Google.

Menor que o iPad da Apple, que será lançado na sexta-feira em outros países, inclusive na Grã-Bretanha, o tablet Streak "ocupa o lugar ideal entre os 'smartphones' tradicionais e os tablets com telas maiores", estimou um funcionário da Dell, Ron Garrigues, citado em um comunicado.



O Streak, com 12,5 cm de diagonal contra 24,25 cm do iPad, deve chegar nas prateleiras dos Estados Unidos nesse verão americano. Os preços ainda não foram divulgados.

"Os estudantes e os profissionais que se deslocam bastante e as famílias ativas vão achar a navegação na web através do Streak tão natural quanto aquela de um laptop comum", acredita a Dell. "A tela de 12,5 cm é ideal para aproveitar os milhares de 'widget' (gadgets de internet) do Android, jogos e aplicativos, num piscar de olhos sem falar na portabilidade".

Com uma capacidade de 2 gigabytes, podendo aumentar até 32 gb com cartões de memória, o Dell Streak é dotado, diferentemente do iPad, de um aparelho de foto, de bateria removível, do programa de vídeo Flash da Adobe e permite ainda realizar videoconferências, bem como chamadas telefônicas.

Brasil tem 56% de suas escolas com conexão com a Internet

do Universo Tecnologia

O Brasil tem pouco mais da metade das escolas conectadas à internet, segundo dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês).

As informações foram compiladas a partir de números enviados pelos próprios países à entidade --no caso do Brasil, a responsável pelo envio foi a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Para efeito de comparação, enquanto o país mantém 56% das escolas com acesso à rede, no Chile a cobertura de escolas chega a 75% (das quais 67% mantêm conexão banda larga).



De acordo com os dados, dentro da América Latina, apenas o Uruguai mantém 100% de cobertura de internet banda larga nas escolas.

Além do Uruguai, Jordânia (80%), Ilhas Maurício (85%) e Lituânia (69%) superam o Brasil nesse quesito.

A maioria dos países desenvolvidos têm 100% de cobertura --ou chega próxima ao índice.

Baseado em dados de 2006, o relatório aponta que, das 4.801 bibliotecas existentes no país, 9,3% delas tinham algum tipo de acesso à rede.

Hoje é dia de mudanças no Facebook

do Universo Tecnologia

A promessa de um sistema simples para o controle de privacidade do Facebook deve se concretizar nesta quarta-feira. O anuncio foi feito hoje por Chris Cox, vice-presidente de produtos da empresa, durante o evento TechCrunch Disrupt, nos Estados Unidos.

Atualmente, a página que trata das informações pessoais dos visitantes oferece 36 opções que controlam a exibição de dados como nome, idade e profissão.


A Configuração de privacidade será simplificada.


O executivo aponta que a alteração deve melhorar a imagem da empresa junto aos usuários, que protestam contra mudanças inesperadas nos termos de uso e falhas nos controles de privacidade do site.

Em sua coluna no jornal Washington Post, publicada na última segunda-feira, o CEO do Facebook Mark Zuckerberg admitiu os erros e disse que iria tomar providências para garantir a segurança dos mais de 400 milhões de pessoas que navegam pela rede social.

Wal-Mart reduz preço de iPhone 3GS de 16 GB nos EUA

da agência Efe

Com os boatos de que a Apple lançará a nova versão do iPhone no início de junho, a rede Wal-Mart anunciou que reduzirá o preço do modelo 3GS de 16 gigabytes para US$ 97 nos Estados Unidos, frente aos atuais US$ 198.

A oferta inclui a obrigação de o usuário assinar um contrato de dois anos com a AT&T, companhia telefônica que opera o iPhone nos EUA com exclusividade.

Os analistas esperam que a Apple apresente o iPhone 4 durante a Conferência Mundial da Apple para Programadores (WWDC, na sigla em inglês), entre os dias 7 e 11 de junho em San Francisco.


Wal-Mart reduz preço de iPhone 3GS de 16 GB nos EUA


Nas duas últimas edições do evento, a empresa apresentou o então novo iPhone 3G, em junho de 2008, e, um ano mais tarde, o iPhone 3GS.