quinta-feira, 1 de julho de 2010

Motorola alfineta Apple

do Universo Tecnologia

O problema de design que prejudica a recepção de sinal do iPhone 4 dependendo da maneira como o usuário segura o aparelho parece ser uma boa fonte de diversão entre a concorrência. Depois de a Nokia publicar em seu blog um guia ilustrado sobre como manusear seus celulares, agora a Motorola decidiu cutucar a Apple.

A provocação foi feita em um anúncio de página inteira publicado no jornal The New York Yimes, que divulgava o recém-lançado Droid X. Na propaganda, após listar os recursos de que o novo celular dispõe, a empresa diz, de forma discreta, no rodapé: "E o mais importante: ele vem com um design de antena dupla, o que permite que você segure o telefone de qualquer jeito que você queira e use em qualquer lugar para fazer ligações claras".



Vários compradores do iPhone 4 reclamaram de problemas de recepção de sinal do celular logo nos primeiros dias de venda do aparelho. O problema estaria ocorrendo por conta do design do produto, que colocou a antena interna em uma das laterais do smartphone. Assim, quem segura o aparelho com a mão sobre a área onde está a antena prejudica a recepção de sinal.

Em uma resposta à reclamação feita por e-mail , o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, disse não se tratar de um defeito. "Você está segurando do jeito errado". A mensagem foi alvo de piadas por parte da Nokia, que logo divulgou um guia que ensina diversas maneiras de se segurar seus celulares. "É claro, sinta-se livre para ignorar tudo escrito acima porque, realmente, você está livre para segurar seu dispositivo Nokia do modo que quiser. E você não sofrerá com nenhuma perda de sinal. Legal, huh?", finalizaram os funcionários da empresa finlandesa.

O Droid X, da Motorola, será vendido exclusivamente pela operadora Verizon (concorrente da AT&T, que tem contrato com a Apple) e, como o nome diz, é baseado no sistema operacional Android, do Google, que compete com o iOS 4, da empresa de Steve Jobs. O aparelho foi apresentado no último dia 23 e começará a ser vendido no próximo dia 15 de julho.

Site revela os dados do Kinect

do Universo Tecnologia

Quase cinco meses antes do início das vendas, o site inglês de comércio eletrônico Play.com publicou uma inédita lista de especificações do sensor de movimentos Kinect para Xbox 360, da Microsoft.

Dentre as descrições ali passadas, o anúncio informa que, em relação ao campo de visão, a profundidade de alcance da câmera RGB luz infravermelha e de seus dois sensores é de entre 1,2 metros e 3,5 metros, o que faz crer na necessidade de uma boa área livre para desfrutar dos games.



Os dados também dão a entender que a câmera é capaz de se movimentar sozinha numa inclinação de até 27 graus. Com isso, o usuário não precisaria ajustar a ferramenta de captura toda hora que se movimenta. No informe, o campo de visão horizontal é exposto com 57 graus, enquanto o vertical é de 43 graus.

Outra informação relevante do site é que o sistema de rastreamento de movimentos “localiza até seis pessoas, incluindo dois jogadores ativos”. Cada jogador ativo, então, teria o limite de 20 articulações simultâneas captadas ao mesmo tempo em que a tecnologia detecta 48 pontos espalhados pelo corpo.

O site da Play.com ainda revela o que virá na caixa do produto - o aparelho, um cabo de força, um jogo, um manual e cabo Wi-Fi. O preço e a disponibilidade para outros países, no entanto, não são informados no site.

Apresentado na E3 deste ano, o Kinect deve chegar ao mercado americano a partir do dia 4 de novembro e ainda não tem preço definido. Alguns varejistas online, no entanto, já fazem a venda do acessório por 149,99 dólares.

O sensor de movimentos permite jogar videogames com as mãos livres e reconhece a voz, a articulação e o rosto dos jogadores. De acordo com a Microsoft, o acessório funcionará com todas as versões do Xbox 360.

Crianças usam 60% de seu tempo em redes sociais

do Universo Tecnologia

A recente expansão das capacidades de mensuração demográfica e geográfica da comScore no Brasil comprova nosso permanente compromisso com esse mercado ativo e de rápido crescimento", disse Alex Banks, o diretor administrativo de comScore no Brasil e vice presidente na América Latina. "Num ambiente de mídia digital cada vez mais competitivo e fragmentado, a habilidade de entender o público da Internet, através de uma perspectiva comportamental, demográfica e regional, é crucial para anunciantes e editores procurando otimizar seu retorno digital ao investimento."

Usuários entre 6 e 14 anos de Idade Representam 12% da População Online no Brasil

comScore mensura o uso da Internet através de sistema um onde os administradores da casa cedem permissão à coleta de informações. Em maio de 2010 havia 40.7 milhões de usuários únicos da Internet com idade de seis anos ou mais no Brasil acessando a Internet de casa ou do trabalho. A população online total do Brasil, incluindo de computadores públicos em cyber-cafés, universidades, etc., é de mais de 73 milhões. Desse público doméstico e que acessam seus computadores de casa e/ou trabalho, usuários com idade entre 6 e 14 anos representaram 4.8 milhões de visitantes únicos, ou 11.9% do total. Pessoas com idade entre 15 e 34 anos somaram 56.1% da população online, enquanto usuários com idade de 35 anos ou mais somaram os restantes 32.1%.

Em termos de consumo de conteúdo, usuários de idade entre 6-14 anos consumiram menos que 2% do total de páginas e minutos em maio, indicando que esse segmento de idade representa usuários mais leves da Internet quando comparados aos outros segmentos demográficos no mercado. Usuários de idade entre 15 e 24 anos e 25 e 34 consumiram a maior proporção de páginas e minutos, com ambos os segmentos somando mais de 30% do total de minutos e páginas durante o mês, e o segmento de idade entre 15 e 24 anos representando os usuários de maior peso.

Carro Voador é aprovado nos Estados Unidos

do Universo Tecnologia

De Blade Runner aos Jetsons, dezenas de obras de ficção científica que se passam no futuro previram a existência de carros voadores em um momento não muito distante. E o sonho de todo motorista que têm de enfrentar o trânsito pesado das grandes cidades parece estar próximo de se tornar realidade, com o lançamento do Terrafugia Transition, previsto para 2011.Trata-se de um veículo movido à gasolina comum, que pode ser guardado na garagem e rodar em estradas, e que, em 30 segundos, abre asas para trafegar também pelos céus.



O modelo completou a fase de testes em 2009 e acaba de receber aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, para ser produzido como aeronave esportiva leve, apesar de ter cerca de 50 quilos a mais do que o permitido para a categoria. O peso extra permite a inclusão de equipamentos de proteção para um eventual acidente, segundo a empresa fabricante.

O veículo tem capacidade para duas pessoas, autonomia de voo de 724 quilômetros, e velocidade de até 185 quilômetros por hora. Por estar classificado como aeronave esportiva leve, o Transition exige um brevê para ser pilotado com experiência mínima de 20 horas de voo. A Terrafugia explica que o meio de transporte é uma boa opção para pilotos, já que permite que, em condições de mau tempo, dirijam no chão.





"Essa invenção muda o mundo da mobilidade pessoal. As viagens agora se tornam uma experiência integrada entre terra e ar sem aborrecimentos. É o que os entusiastas da aviação estão buscando desde 1918" , diz o presidente-executivo da Terrafugia, Carl Dietrich, em uma nota à imprensa. O Transition já pode ser encomendado, no site da empresa, por meio de um sinal de US$ 10 mil. O veículo custa US$ 194 mil para as reservas antecipadas, e deve começar a ser entregue no fim do ano que vem.

Cancelada linha de celulares Kin

do Universo Tecnologia

Apenas dois meses depois de seu lançamento, a linha de celulares Kin, da Microsoft, sai de cena. Segundo reportagem publicada na Cnet, a empresa divulgou em comunicado oficial a decisão de cancelar a linha para manter o foco exclusivamente no Windows Phone 7, sistema operacional anunciado no início do ano.

A Microsoft também informa que as unidades restantes dos aparelhos da linha Kin ainda serão vendidas pela operadora Verizon no mercado norte-americano, no entanto, os celulares não serão mais lançados na Europa. Já a equipe envolvida no suporte ao aparelho deve ser direcionada para o desenvolvimento do Windows Phone 7.

Dedicado para o público jovem, o Kin One e Kin Two não apresentaram muito sucesso nas vendas. De acordo com a Business Insider, foram vendidas apenas 500 unidades dos aparelhos nos Estados Unidos.

Apesar do redirecionamento da equipe, os dispositivos que agora viraram foco da Microsoft devem demorar ainda para chegar ao mercado. A companhia avisa que os celulares com a plataforma Windows Phone 7 só devem ser lançados no fim de 2010.

Sony realiza recall no laptops Vaio por superaquecimento

do Universo Tecnologia

A Sony anunciou o recall de 545 mil laptops Vaio em razão de problemas de superaquecimento. As séries afetadas são F e C vendidos desde o início deste ano.



No Brasil, embora não tenha sido registrado nenhum tipo de problema com superaquecimento, a Sony pediu que os donos de notebooks VAIO modelos VPC-F111FB, VPC-F112HB e VPC-CW25FB baixem e atualizem o programa Firmware BIOS a fim de prevenir temperatura excessiva nos computadores.

O aumento da temperatura pode distorcer o teclado e a estrutura dos computadores.