sexta-feira, 18 de junho de 2010

Carbono 14 permite elaborar cronologia precisa do Egito antigo



Uma data confirmada por carbono 14 permitiu estabelecer, pela primeira vez, a cronologia precisa do Egito dos faraós, e ratificou várias estimativas anteriores, gerando algumas revisões históricas, destaca um estudo publicado na revista científica Science.

Embora algumas cronologias prévias fossem relativamente exatas, era difícil determinar datas precisas para certos eventos do Egito antigo.


Múmia egípcia dentro de um sarcófago


A localização cronológica de diferentes dinastias feitas com base em estudos de documentos epigráficos, históricos e arqueológicos tornava ainda mais difícil estabelecer datas, já que em cada novo reinado se voltava a começar do zero.

O carbono 14 permitiu situar cronologicamente com exatidão o Império Antigo, que mostrou ser mais velho que as estimativas de datas realizadas até o presente.

Esta cronologia científica revela também que o reino de Dyeser começou entre 2691 e 2525 antes de Cristo, quando as datações precedentes o situavam no ano 2630 antes de Cristo.
O Império Novo começou entre 1570 e 1544 aC. Até agora se pensava que havia começado ao redor de 1500 aC.

Para fazer a datação com carbono 14, os pesquisadores recolheram em museus da Europa e da América 211 amostras de arte egípcia, sementes, cestaria, têxteis, plantas e frutas.

"Pela primeira vez o carbono 14 é suficientemente preciso para estabelecer uma cronolo
gia absoluta", disse Bronk Ramsey, da Universidade de Oxford, Grã-Bretanha, principal autor deste trabalho divulgado na revista Science de 18 de junho.

"Acho que os egiptólogos celebrarão ao saber que com uma pequena equipe de pesquisa independente corroboramos um século de pesquisas em apenas três anos de trabalho", destacou em um comunicado.

Participaram do estudo cientistas de França, Áustria e Israel.

Brasil deve registrar mais de 50 milhões de celulares vendidos

do Universo Tecnologia

O mercado brasileiro de celulares se recuperou mais rapidamente da crise do que imaginavam os fabricantes que atuam no País. Depois da queda de vendas em 2009, quando foram comercializados cerca de 39 milhões de unidades de telefones móveis no Brasil, a maioria dos fabricantes projetava um crescimento moderado do mercado em 2010, na faixa de 10%, atingindo 42 milhões. Agora, perto do fim do segundo trimestre e com os resultados do Dia das Mães e do Dia dos Namorados em mãos, as empresas estão revendo suas estimativas para cima. Segundo fontes do mercado, a expectativa passou a ser de um crescimento entre 30% e 35%, alcançando a marca de 52 milhões de celulares vendidos no País. Como conseqüência, as fábricas estão abarrotadas de pedidos e são registrados alguns problemas de atraso nas entregas.

Market share

No disputado mercado brasileiro, Nokia, Samsung e LG brigam pela liderança, com vantagem para os dois primeiros. A Motorola, após sua reestruturação mundial, decidiu abrir mão de share em volume de vendas, mas ganhar em receita, dando mais atenção à gama alta, especialmente com smartphones Android. E a Sony Ericsson, que perdeu muita participação ao longo do ano passado, tenta agora um reposicionamento também na gama alta com o X10, outro smartphone Android. Correndo por fora chegam os fabricantes chineses, principalmente a ZTE, que gradativamente vem fechando contratos importantes com operadoras e grandes redes varejistas para venda de seus terminais.

Lista úmida de Jupiter pode estar em baixo de uma nuvem amônica

do Universo Tecnologia

Hubble/Nasa

As nuvens que compõem o cinturão equatorial do sul do planeta sumiram quando Júpiter reapareceu de sua órbita em volta do Sol no mês passado.

Os astrônomos dizem que as listras vermelhas foram "tapadas" por nuvens brancas de gelo de amônia, que flutuam em altitudes mais altas do que as nuvens marrons do cinturão.

Imagens registradas por uma câmera do Hubble, em junho, revelaram as nuvens brancas, que devem sumir nos próximos meses, fazendo com que o planeta recupere suas listras vermelhas, sua marca registrada.

As fotos foram feitas alguns dias depois de um astrônomo amador notar um brilho no planeta, indicando que algo havia caído nele.

Para que objeto brilhe o suficiente para ser percebido na Terra, que fica a 772 milhões de km de distância, precisa ser grande. Agora, os astrônomos dizem que foi um meteoro que incendiou-se na atmosfera do planeta. Mas as novas imagens do Hubble não mostram nenhuma nuvem escura de detritos, que apareceriam se o objeto tivesse explodido.

O fenômeno foi notado já duas vezes, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 colidiu com Júpiter em julho de 1994, e quando um grande asteroide colidiu com o planeta recentemente

Youtube lança uma ferramenta para edição de videos

do Universo Tecnologia

O YouTube lançou uma ferramenta simples de edição de vídeos para usuários que desejam fazer pequenos ajustes no material disponibilizado no site. O recurso permite fazer cortes nos vídeos e organizar a ordem de cada clipe em uma linha do tempo. Também é possível incluir uma trilha sonora com as músicas licenciadas do acervo AudioSwap.



Para facilitar a escolha da música, existem opções de fazer buscas e filtrar as canções por gênero ou artista. Para inserir no clipe tal conteúdo, o usuário precisa estar disposto a permitir a exibição de publicidade no seu vídeo.

Ao terminar a edição, o internauta pode nomear e publicar o novo arquivo, escolhendo configurações de comentários e respostas como se estivessem fazendo um upload no seu canal.

O site de notícias Mashable aposta que as novidades sejam um indicativo de que ferramentas mais complexas podem estar a caminho.

O Google tem sido cada vez mais adepto da computação em nuvem, onde as pessoas deixam de armazenar arquivos e realizar tarefas nos seus computadores pessoais. Ao invés disso, o trabalho é feito nos servidores da internet, por intermédio de um navegador. É assim que funcionam serviços como o Google Docs – para edição de texto – e o editor de fotos Picnik.

Cracker que teve acesso a dados de iPads é preso

do Universo Tecnologia

Ele invadiu mais de 100 mil endereços de e-mail de proprietários de iPads 3G, nos servidores da AT&T, e estava se escapando lisinho, até ser preso, na última terça-feira, por porte de drogas, após o FBI revistar sua casa, no estado norte-americano do Arkansas.

Andrew Auernheimer, de 24 anos, foi preso pela polícia da cidade de Fayetteville e foi registrado no centro de detenção de Washington. De acordo com a CNET News, que primeiro relatou a prisão, a polícia encontrou drogas, como cocaína, ecstasy, LSD e medicamentos proibidos.



Auernheimer, que também atende pelo apelido de hacker weev, é um dos 10 membros do Goatse Security, o grupo de hackers que recolheu 114 mil endereços de e-mail de consumidores pelo site da AT&T.

Nitendo e a tecnologia 3D

do Universo Tecnologia

Depois da apresentação do novo portátil Nintendo 3DS na E3 deste ano, surgiram algumas perguntas. Entre eles é se a Nintendo irá apostar nos consoles de mesa com tecnologia em 3D, ou mesmo se irá implementar esse sistema no Nintendo Wii. Levando em conta que seus concorrentes, Microsoft e Sony, estão apostando nesta nova onda.

Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, explicou a questão dizendo: "Se mostrarmos uma imagem 3D no Wii, a qualidade de imagem fica extremamente ruim, provavelmente iremos apostar nisso no nosso próximo sistema. E isso acontecerá quando a quantidade de televisores 3D ultrapasse a barreira dos 30% do mercado. Estamos investigando essa tendência."



Iwata também confirmou que o interesse da produtora no 3D, não se limita ao portátil. "A Nintendo desenvolveu uma máquina 3D há 15 anos, mas a tecnologia ainda não estava preparada. Depois esperamos a oportunidade, e decidimos há dois anos que finalmente a tecnologia poderia oferecer um produto satisfatório."

De acordo com ele, o 3D permite a criação de imagens parecidas com a que passamos no dia a dia. E isso oferece uma experiência única para o jogador.

SONY: As novidades no Brasil

do Universo Tecnologia

Em uma sessão fechada para a imprensa da América Latina, Mark Stanley, Gerente Geral da Sony Entertainment para a América Latina, e Anderson Gracias, Gerente Geral para o Brasil falaram sobre o andamento do PlayStation no Brasil e o que podemos esperar para o futuro. Embora o futuro do PS3 pareça promissor, a pergunta que ficou sem resposta é quando este futuro vai chegar.



Novidades:

Playstation Network - Embora já tenha alguns recursos disponíveis no México há mais de um ano, a PSN ainda não tem data para sair no Brasil. De acordo com a Sony, quando o serviço chegar ao país, deve chegar 100% funcional, e não aos "pedaços", como saiu no México.

PlayStation 3 oficiaLmente no Brasil - Também não existe data para a chegada oficial do PS3 no país, embora a Sony garanta que o lançamento ocorrerá ainda em 2010. De acordo com a empresa, a principal razão para o atraso é a homologação de alguns componentes pelo governo, o que demanda um certo tempo.

Jogos de PS3 fabricados no Brasil - Fabricar jogos de PS3 no Brasil reduziria muito o preço dos mesmos, visto que os jogos importados pagam fortunas de impostos. A Sony diz trabalhar com esta possibilidade, mas não tem data pra implementar produção nacional.

Playstation Move no Brasil - Segundo a Sony, o lançamento na América Latina acontece no mesmo dia do lançamento nos EUA - 19 de setembro. Entretanto, alguns países podem sofrer um determinado atraso, de novo por conta de homologação de componentes.

PlayStation 2 fabricado no Brasil - deve ocorrer em breve, embora novamente a Sony não dê datas. O console fabricado no Brasil seria substancialmente mais barato do que o preço praticado hoje em dia.

Jogos em português - Ainda este ano, devemos ter jogos de primeiro escalão localizados para o português brasileiro, embora a Sony não diga quando, nem quantos jogos, ou mesmo quais títulos.

Trending Topics agora com publicidade online

do Universo Tecnologia

O Twitter estreou, o "Promoted Trends" (tendências promovidas, em inglês), em que empresas podem anunciar seus produtos nos Trending Topics, lista de assuntos mais populares da rede de microblogs. O filme Toy Story 3, que estreia na sexta-feira, está sendo divulgado no novo espaço.

A novidade é um desdobramento do "Promoted Tweets" (tuítes promovidos), que inclui posts de empresas anunciantes entre as mensagens das contas seguidas. As duas iniciativas fazem parte do projeto para monetizar o Twitter. As empresas devem ter conta na rede social para comprar esse espaço publicitário.

Ao clicar em uma das tendências promovidas, o usuário será levado a uma página de resultados de busca com um tuíte da empresa em destaque. A mensagem da DisneyPixar sobre a estreia de Toy Story 3 foi retuítada mais de 500 vezes.

As companhias não pagam por tuítes promovidos que não são vistos pelo público. As diferentes maneiras com que as pessoas interagem com a mensagem – cliques na conta, cliques nos links encurtados, retuítes, respostas e favoritos – são chamadas de "ressonância". Os tuítes promovidos que não repercutirem acabam desaparecendo.

Anunciantes que tiveram acesso à proposta do microblog disseram que o anúncio nos Trending Topics custa dezenas de milhares de dólares por dia.

Outra maneira com que o Twitter pretende ganhar dinheiro é investindo em um gráfico de interesse dos seus usuários, baseado nos seguidores. Se um internauta segue vários jogadores de um time, por exemplo, ele provavelmente é torcedor daquela equipe.

Apple vai atrasar a entrega de iPhone 4 por até duas semanas

do Universo Tecnologia

A Apple adiou as entregas de iPhone 4 para quem fizer a reserva online do equipamento em quase duas semanas. Agora, quem participar da fase de pré-venda do aparelho nos Estados Unidos só vai recebê-lo por volta do dia 14 de julho, um atraso de quase duas semanas em relação à previsão anterior, que apontava o começo de julho como meta.



A empresa está enfrentado problemas para atender o grande volume de pedidos feitos. A pré-venda do iPhone 4, celular da Apple que deve ser lançado nos Estados Unidos em 24/6 , atingiu 600 mil reservas em apenas um dia, superando as expectativas da empresa.

Em um comunicado divulgado no dia 16/6, a empresa anunciou que os pedidos representam o maior volume de pré-venda de um produto da Apple em todos os tempos em apenas um dia.

“Foi muito acima do previsto, o que resultou em muitos problema de funcionamento do sistema de reserva”, afirma a empresa. “Muitos consumidores desistiram do processo de pré-venda”, admite a companhia, por conta dos problemas técnicos. “Lamentamos o fato e esperamos que eles voltem assim que tivermos o iPhone 4 em estoque”, completa o comunicado.

Segundo a AT&T, o volume inicial de reservas do iPhone 4 é dez vezes maior que o do iPhone 3GS. Tanto que a operadora simplesmente suspendeu a fase de pré-venda do produto. O aparelho deve ser lançado no Brasil em setembro.